domingo, 26 de março de 2017

Curtindo "Tempos Modernos"!

 
     O filme "Tempos Modernos", de Charles Chaplin, foi produzido em três anos entre 1933 e 1936é uma fonte riquíssima para enfocar a evolução das tecnologias, desde a questão do áudio, cor e mostrar a influência e o impacto do maquinismo e das utopias técnico-científicas na contemporaneidade.  

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=7TUE_L2u3eg

26 comentários:

ingrid de souza disse...

O filme tem seu lado cômico. O filme tem foco na evolução da tecnologia, mostrando que desde 1939 as pessoas queriam revolucionar o mercado de trabalho, levando maquinas e substituindo a mão de obra humana.
O filme mostra também que os operários se submetiam a uma forma de produção que não estava de acordo com suas condições físicas e psicológicas, mas sim uma forma que visavam mais lucro independentemente das condições dos funcionários.
Pude notar no filme que por causa da realização de mesma atividade o personagem principal acaba tendo um colapso nervos. Pude ver que as greves eram agressivamente reprimidas pelas autoridades.
Acho que o capitalismo do filme é atual e nos reflete hoje, mas com diferenças de época e com tecnologia mais avançada, evoluímos tanto mas ainda continuamos operários repetitivos e fadados a uma rotina. O filme me trouxe uma reflexão que podemos ser diferentes agora e devemos aprender a utilizar essa liberdade com inteligência e engajamento ou vamos continuar nos repetindo.
Ingrid de Souza
1001 CN

Ana Flávia Ridolphi Geraldeli disse...

O filme Tempos Modernos mostra o modelo de produção artesanal para um modelo de produção em massa e as consequências dessa mudança na vida das pessoas daquela época.
O filme mostra uma forma de produzir mais gastando menos, principalmente na vida dos trabalhadores das fábricas,como teve a invenção de uma máquina alimentadora que economizaria o horário de almoço dos funcionários para que eles pudessem produzir mais.
No filme nos mostra também que os funcionários não necessitem mais de técnica para produzir pois apenas têm que fazer movimentos repetitivos, o que acaba provocando lesões por esforço.
Ana Flávia Ridolphi
1001 CN

Anônimo disse...

O filme "tempos modernos" de Charlie Chaplin nos faz refletir sobre muitas das mudanças feitas nas tecnologias. Podemos observar no filme que as indústrias utilizavam muito da ajuda de mãos humanas, não que hoje não tenha mas em menos quantidade. Tudo que naquela época era feito por mãos de homens hoje foi substituído por máquinas. Se hoje podemos ver que o mundo anda mais rápido isso por conta da tecnologia que veio avançando a cada ano, um exemplo é na questão do transporte, no filme vemos que o meio de transporte utilizado é literalmente muito diferente dos que podemos andar hoje, talvez com poucos recursos como: injeção eletrônica, direção hidráulica, e outros que facilitaram o funcionamento do carro.
Bom de fato o filme nos passou uma visão mais ampla da grande evolução das tecnologias de uns tempos pra cá, em vários sentidos ou praticamente em todos, e pelo que estamos vendo não vai parar por aí, tudo esta evoluindo rapidamente e a cada dia mais.
Mariana de Melo
1001 CN

Unknown disse...

Nome era muito mais utilizado do que hoje porque como as tecnologias desenvolveram o que eu acho que vai desenvolver mais ainda o que é bom e ruim porque é bom ruim porque o homem vai perder seu trabalho e nós poderemos ser prejudicados com isso no futuro.
Nicole Pires. turma:1001 cn

Unknown disse...

Filme "Tempos Modernos" de Charles Chaplin conta a história de um operário chamado Carlitos que era Trabalhador em uma grande indústria fazer sempre a mesma coisa (apertar parafusos) na realização de sempre fazer a mesma coisa Carlitos teve um colapso nervoso não conseguia mais parar de fazer os movimentos que azia rapidamente dentro da fábrica sendo levado para um "hospital". Após sair curado encontra a fábrica fechada e ao buscar outro emprego é confundido com o líder comunista e vai para a cadeia tenta fugir uma vez mais falha depois é solto Carlitos não consegui outro emprego pois a fábrica onde trabalhava ele era obrigada a fazer sempre a mesma coisa, dessa forma não sabia fazer mas nada não se apertar parafusos não conseguindo se manter emprego ele fazia de tudo para voltar para prisão aí ele conheceu e apaixonou-se por uma pobre moça Órfã de mãe e pai que vive a roubar para alimentar suas irmãs famintas. Talentosa parte da dança é contratada para fazer shows em um restaurante Onde conseguiu emprego para Hellen Carlitos. Carlitos atrapalhado para servir revela-se um talento todos cantor porém a jovem é foragida do Poder estatal por ser menor de idade é considerada Marginal. e forçada a ficar sob custódia do Estado no entanto foge com Carlitos para longe em busca de uma vida melhor.

Na minha opinião o homem Antigamente era muito mais utilizado do que hoje com os avanços da tecnologia A máquina está "tomando" o lugar do homem e temos que ficar ligados Nisso porque nós poderemos ficar sem trabalho no futuro.
Nicole Pires
Turma:1001cn

Unknown disse...

Se formos traçar um paralelo entre o filme e a atualidade, observamos muitos aspectos, um exemplo é a substituição da mão de obra humana por máquinas, o que facilita a produção em massa, o que gera tanto pontos positivos, como negativos - o desemprego.

Não podemos negar que a tecnologia facilita muito as nossas vidas, com o bom uso da mesma.
Mas o que me preocupa é até onde irá essa evolução, teremos realmente só bons resultados?

Thamyres teixeira disse...

O Filme ele mostra com clareza de como era a sociedade da época. Os trabalhadores eram vistos como um "objeto" e não como um ser humano que tem seus limites e suas dificuldades e necesidades. O filme mostra também, como eles (óperario) eram cobrados,sem tempo suficiente para o descanso, sem os seus direitos de trabalhadores. Os patrões não estava preocupado com o bem estar de sesu óperarios, e sim, pelo lucro e trabalho obtido !

Unknown disse...

O filme "Tempos Modernos" critica a desvalorização do ser humano em prol das tecnologias. Nos faz refletir como cada vez mais, o homem está sendo substituído por sua própria criação.
Laís Oliveira
1001 CN

Mariana de Fátima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mariana de Fátima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mariana de Fátima disse...

Charlie Chaplin faz o papel de um operário empregado em uma grande fábrica, nessa fábrica eles desempenha o trabalho repetitivo de apertar parafusos que num certo momento acaba sendo engolido por uma máquina.De tanto apertar parafusos ele perde a razão e pensava que devia apertar tudo o que se parecia com parafusos, havia passando uma funcionária com uma saia que havia botões e ele a seguiu tentando apertar, depois saiu na rua onde havia uma mulher com uma blusa que havia botões ele correu atrás dela, até ela contar para um policial que vai atrás do operário , ele é despedido e é internado em uma hospital. Curado mas sem trabalho ele sai do hospital por uma nova vida .
Ao passar pela rua, nota que um pano caiu de um caminhão, ao balançar o pano na tentativa de devolvê- lo ao motorista do caminhão atrai um grupo enorme de manisfestantes que passava por ali. Por engano a polícia o prende achando que ele era um líder comunista, pelo fato de ele estar agitando um pano em frente a uma manifestação. Depois de passar um tempo na prisão, o operário e solto pela polícia em agradecimento por te ajudado a prender um traficante que tentava fugir dá prisão.
Nesse momento surge uma que vive na miséria que rouba alimentos para ela, suas irmãs órfãs e para o pai desempregado comer. O pai morre durante uma manifestação e as duas irmãs pequenas são internados em um orfanato, a moça foge para não ser internada e volta a rodar comida . A polícia vai prendê- lá logo depois de roubar um pão de uma senhora, vendo a moça sendo presa, o operário apaixonado pela moça rouba um restaurante para ir preso junto com ela. Eles são colocados no mesmo camburão e durante um acidente com o carro os dois fogem e vão morar junto .
Mariana de Fátima
1001 CN

Unknown disse...

O filme "Tempos modernos" de Charlie Chaplin mostra a desvalorização da mão obra humana.Demonstra também que a tecnologia está cada vez mais,dominando os meios de trabalho.
Além de criticar o avanço da tecnologia ,mostra também as condições de trabalho ruins e a falta de direitos dos trabalhadores.
Lívia Oliveira
1001 CN

Unknown disse...

O filme "Tempos modernos" de Charlie Chaplin mostra a desvalorização da mão obra humana.Demonstra também que a tecnologia está cada vez mais,dominando os meios de trabalho.
Além de criticar o avanço da tecnologia ,mostra também as condições de trabalho ruins e a falta de direitos dos trabalhadores.
Lívia Oliveira
1001 CN

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

No filme Tempos Modernos Charlie Chaplin Interpreta o papel de Carlitos, um trabalhador de uma fábrica.
Durante seu trabalho Carlitos tem um colapso nervoso por trabalhar de forma quase escrava. É levado para um hospício, e quando retorna para a “vida normal”, para o barulho da cidade, encontra a fábrica já fechada.
Enquanto isso, uma jovem, orfã de mãe, com duas irmãs pequenas e o pai desempregado, tem que realizar pequenos furtos para sobreviver(roubar um pão para comer) . Após a morte do pai em uma manifestação, dois agentes do governo vão buscá-las para a adoção, mas a jovem foge.
Charles vai em busca de outro destino, mas acaba se envolvendo numa confusão: pois é tomado como o líder comunista por trás da greve que esta a acontecer e acaba por ser preso. Quando é libertado e depois de uma agradável estadia na prisão, decide fazer de tudo para voltar para lá e ao ver a jovem que fugiu da adoção, decide se entregar em seu lugar. Não dá certo, pois uma mulher tinha visto o que houve e estraga tudo. Mesmo assim, ele faz de tudo para ir preso, no entanto os dois acabam escapando e vão tentar a vida de outra maneira. A amizade que surge entre os dois é bela, porém não os alimenta. Ele tem que arrumar um emprego rapidamente.
Consegue um emprego numa outra fábrica, mas logo os operários entram em greve e ele mete-se novamente em perigo. No meio da confusão, vai preso ao jogar sem querer uma pedra na cabeça de um policial.
A jovem consegue trabalho como dançarina num salão de música e emprega seu amigo como garçom. Também não dá certo, e os dois seguem, numa estrada, rumo a mais aventuras.

No filme vemos que os operários da fábrica trabalhavam em condições deploráveis, sem tempo para a toalete e sem tempo para as refeições. Tudo era voltado para o lucro, sem se importar com a saúde ou o bem estar do trabalhador.

~Karen Mileni
1001 CN

Solenne Guimarães disse...

O Filme descreve a época da Revolução Industrial, que conta a vida de operários trabalhando na produção artesanal.
O filme relata a violência nas ruas, quando o pai da moça que Carlitos se apaixona morre, além de apresentar a mulher no mercado de trabalho, quando a Jovem trabalha como dançarina.
Os operadores eram sujeitos a exploração na fábrica, e todos os dias faziam em seu trabalho a mesma coisa. Hoje em dia a jornada de trabalho é menor, e em alguns lugares os trabalhadores não precisam trabalhar apenas em uma área, mas sim conhecendo várias atividades e recebendo melhores condições de trabalho.
A Revolução Industrial foi um marco, pelo fato de ter sido a época da tecnologia e mudanças ao mundo.

Solenne Guimarães
1001 CN

Anônimo disse...

O filme tem como ator Charles Chaplin que é um trabalhador que trabalha sem parar automaticamente, ai ele fica meio maluco e começa a apertar todo mundo, por causa do trabalho automático que ele faz, a fábrica até estuda uma forma deles trabalharem e comer ao mesmo tempo. Na verdade é uma comédia que mostra a realidade de muitos trabalhadores, o mundo capitalista é assim, os empresários só querem lucrar, sem se importar com o lado humano ou sentimental das pessoas, o interesse é no lucro e no dinheiro, não se importa se o trabalhador está bem ou não.
Taiane Fernandes
1001CN

Unknown disse...

O filme tem como autor e personagem , o famoso charles chaplin , que trabalhava numa fabrica , na época da revolução industrial , como sua jornada de trabalho era muito longa , e quase não havia descanso , ele acaba tendo um colapso , e ficando doido , é mandado para o hospício , e quando voltou encontra com a jovem companheira , que será sua companheira para o resto da vida , os dois , até então juntos , passam por varias situações , até o final do filme .

Oque mais me chamou atenção no filme , é o fato dele sem gravado em preto e branco , e mudo .

Wichinan Mattos

CN 1001

Katrine disse...

O filme "Tempos modernos" de Charlie Chaplin mostra a desvalorização da mão de obra humana.
Demonstra também que a tecnologia está cada vez mais dominando os meios de trabalho.
Além de criticar o avanço da tecnologia ,mostra também as condições de trabalho ruins e a falta de direito dos trabalhadores.Os empresarios querem lucrar, sem se importar com o lado humano ou sentimental das pessoas, o interesse é no lucro e no dinheiro, não se importa se o trabalhador está bem ou não. Achei Interessante tambem que o filme foi feito em preto e branco e mudo !!
Katrine 1001 CN

Unknown disse...

O filme mos o ator trabalhando antigamente é nos mostra a dificuldade daquela época e isso nos contagia muito pelo fato de todo que ele passa no filme ! Ele não tinha descanço ao contrário de hoje é o filme traz uma reflexão de superação !
HEITOR OLIVEIRA MACHADO CN1001

Hugo de Souuza disse...

No filme "tempos modernos" podemos ver q mesmo antigamente ja queriam trocar a mao de obras humanas por maquinas, no filme mostra a dificuldade pra conseguir emprego e qnd conseguem trabalham exploradamente e como pidemos ver o ator Charlie Chaplin em todas as empresas q els trabalha ele smp se esforça de mais e acaba ficando meio louco e vai preso ele arruma uma namorada linda e tent a fazer seu maximo pr a li dar uma boa mordomia ate q n consegue parar em nenhum emprego e cm sua namorada foragida decidem eles em fugir. Esse filme e um filme de romance, comedia, e um pouco de drama.
HUGO DE SOUZA 1001CN

Hugo de Souuza disse...

No filme "tempos modernos" podemos ver q mesmo antigamente ja queriam trocar a mao de obras humanas por maquinas, no filme mostra a dificuldade pra conseguir emprego e qnd conseguem trabalham exploradamente e como pidemos ver o ator Charlie Chaplin em todas as empresas q els trabalha ele smp se esforça de mais e acaba ficando meio louco e vai preso ele arruma uma namorada linda e tent a fazer seu maximo pr a li dar uma boa mordomia ate q n consegue parar em nenhum emprego e cm sua namorada foragida decidem eles em fugir. Esse filme e um filme de romance, comedia, e um pouco de drama.
HUGO DE SOUZA 1001CN

Carla Helen Martins disse...

O filme Tempos Modernos retrata a época da Revolução Industrial que transformou o trabalho em emprego, os trabalhadores passaram a trabalhar por salários, surgindo uma nova cultura. Em razão do surgimento das máquinas industriais, houve a necessidade de contratação de grande número de trabalhadores urbanos, passando a existir uma maior concentração populacional nas cidades. Surgiram novos métodos de produção, que aumentavam a produtividade, causando desemprego, e a excessiva oferta de mão-de-obra causou redução dos salários, as jornadas eram extensas e as condições de trabalho eram perigosas. O filme em todo seu conteúdo nos mostra uma certa comédia em torno de Charlie um trabalhador que sempre acaba em confusões, as mensagens que aparecem claramente durante o filme nos mostra a evolução de uma toda sociedade e suas tecnologias.

Anônimo disse...

charles chaplin foi muito inteligente ao usar o humor como arma de protesto contra o abuso de trabalho naquela epoca,mesmo sem palavras para se expessar,penas com atos.tambem achei interessante a forma como filme mostra a dificuldade em arrumar um emprego no periodo de 1930
JOYCE CN1001

Anônimo disse...

O filme conta a historia de um operario e uma jovem o chaplin tinha a tarefa de apertar parafuso isso foi deixou ele com problema de stress,perde a razão de tal forma que pensa que deve apertar tudo que parece com parafuso como botoes de blusa ele preso depois solto
No meio do filme surge a moça essa personagem ela se recusa a passa fome ,ela tinha duas irmãs ela são orfãs de mãe em serguida o pai morre

Esse filme tempos modernos e um dos filmes mudo mais famoso chaplin o filme mostra a vida urbana nos estado unidos uma epoca acontecida depois dos tempos modernos
O filme aconteceu na crise que levou grande parte da população ao desemprego e a fome ,fala um pouco da desigualdade entre a vida dos pobres
Gostei do filme porque ele tem humor e critica
Maria Aparecida
CN

Anônimo disse...

O filme tempos modernos ,de Charles Chaplin, pra mim passa uma mensagem muito importante para quem assiste ,no filme mostra a desumanização do trabalho em série, mostrando que o homem não so trabalha em uma linha de montagem, mais que o homem faz também parte dessa linha de montagem. O filme mostra que o excesso de trabalho o ser humano acaba perdendo sua identidade, sua individualidade e o seu valor próprio.No filme também aborda o capitalismo que é desprezível e trata o homem como um objeto!
NOME:YASMIN APARECIDA DA CRUZ ALVES
TURMA:1001 CN