segunda-feira, 2 de abril de 2012

Ética na internet ou internet com ética?


Não precisamos ser gurus para perceber que o mundo está passando por uma quarta onda de transformações. É cada vez mais repetitivo dizer que estamos vivendo a era da revolução da informação, lastreada na tecnologia disponível, que elimina as barreiras da distância relacionada à língua e à cultura e nos conduz a novos processos de produção, a novas formas de diversão, a um novo modo de viver e pensar, agir e interagir.
Mas, quanto mais veloz e voraz é o avanço tecnológico, maior é o abismo que separa o mundo tecnologicamente "in" do mundo tecnologicamente "out".
Conseqüentemente, estas transformações na escola estão relacionadas aos alunos de hoje, que já não são iguais aos de ontem, principalmente no que se refere aos comportamentos ético e disciplinar. Não adianta nos lamentarmos diante disso, pois tal fato é conseqüência de que os pais também não são iguais aos de antigamente; as cidades mudaram, os valores humanos, enfim, o mundo todo mudou. As transformações dos últimos quinze anos foram muito mais significativas do que as ocorridas de 1900 a 1990.
As principais mudanças mundiais, entretanto, concentram-se nas formas de comunicação, especialmente em razão do avanço da informática e dos meios eletrônicos. Os diálogos entre amigos, que até a década de 1970 ocorriam pessoalmente, no final do século XX passaram a acontecer por telefone e hoje se dão pelo computador.
Seguindo o “velho conselho” de um sábio pensador, vale lembrar que “Há coisas que pensamos, mas não dizemos; e outras que dizemos, mas não escrevemos, sob pena de nos arrependermos”.
Entretanto, sem levar em conta a lição acima, as conversas de hoje são registradas. As comunidades Orkut, os e-mails, torpedos via telefone celular e os bate-papos virtuais imperam entre os jovens. Temos nos deparado com diversos relatos de abusos no uso dessas formas de comunicação.
Pensamos que o grande desafio é conscientizar as crianças e adolescentes, de que alguns comportamentos na utilização dos meios eletrônicos são “atos infracionais” e devem ser restringidos.
É importante que todos saibam que suas comunicações virtuais não lhes garantem o anonimato, como muitos parecem acreditar. É fundamental que tenham a informação de que não podem ofender as pessoas impunemente, nem imputar conduta imoral ou desonrosa a alguém, sob pena de responderem por tais atos. Mesmo sendo menores de idade, na medida em que cometam “crimes”, podem ser responsabilizados em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente. Essa lei oferece vários direitos à criança (menor de 12 anos) e ao adolescente (menor entre 12 e 18 anos), mas é preciso alertá-los de que ela também pune.
É oportuno destacar que os “atos infracionais” podem gerar punições, especialmente aos adolescentes, que são as seguintes: I - advertência; II - obrigação de reparar o dano; III - prestação de serviços à comunidade; IV - liberdade assistida; V - inserção em regime de semiliberdade; e VI - internação em reformatórios (estabelecimento correcional privado).
É de extrema importância saber que se pode estar cometendo crimes de injúria, calúnia ou difamação. Como reforço, devemos mencionar que ao “ofendido” é possível pedir que o Judiciário faça a identificação do autor, pois ele que não conta com o anonimato. O autor das mensagens deve pensar mais antes de escrevê-las, pois poderá responder legalmente pelos seus atos.
Para tanto, sugerimos que todos reflitam sobre o que é ética e se conscientizem de que a boa convivência na Internet depende de uma série de regras conhecidas como netiqueta ou etiqueta na rede. As regras incluídas na netiqueta não foram definidas por uma autoridade no assunto, mas criadas pelos próprios usuários ao longo do tempo. Também não existe um texto único e definitivo sobre o tema, mas várias interpretações espalhadas pela rede.
Diante disso temos que fazer uma pergunta para nos mesmos, Eu sei o que é ética?
Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto”.
Alguns diferenciam ética e moral de vários modos:
Ética é princípio, moral são aspectos de condutas específicas;
Ética é permanente, moral é temporal;
Ética é universal, moral é cultural;
Ética é regra, moral é conduta da regra;
Ética é teoria, moral é prática.
Etimologicamente falando, ética vem do grego "ethos", e tem seu correlato no latim "morale", com o mesmo significado: Conduta, ou relativo aos costumes. Podemos concluir que etimologicamente ética e moral são palavras sinônimas.
Leia os Dez Mandamentos da Ética na Internet
Não use o computador para prejudicar as pessoas.
Não interfira no trabalho de outras pessoas.
Não altere arquivos alheios.
Não use o computador para roubar.
Não use o computador para obter falsos testemunhos.
Não use nem copie softwares pelos quais você não pagou.
Não use os recursos de computadores alheios sem pedir permissão.
Não se aproprie de idéias que não são suas.
Pense nas conseqüências sociais causadas pelo que você escreve.
Use o computador de modo que demonstre consideração e respeito.
E concluindo nosso papo, acredito que poderíamos refletir de novo.
Afinal, o que é ética?ÉTICA. é algo que todos precisam ter.Alguns dizem que têm.Poucos levam a sério.Mas temos que nos conscientizar de que ela é essencial para nossa sobrevivência social.


http://www.gdv.com.br/etica/etica.htm


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BARBROOK, Richard. Cybercommunism. How the Americans are Superseding the Capitalism in Cyberspace. Disponível na Web em (03/03/2001)
BROCKMAN, John. Digerati. Encontros com a Elite Digital. Ed. Campus. São Paulo, 1996.
BEAMISH, Anne. Commuties on-line: A Study of Community – Based Computer Networks. Tese de Mestrado em Panejamento de Cidades. Instituto de Tecnologia de Massachusetts – Estados Unidos. 1995. (06/10/1998).
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. (A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura. Vol.1). São Paulo: Paz e Terra, 1999.
COATE, John. Cyberspace Innkeeping: Building Online Community. 1993. Gopher://gopher.well.sf.ca.us/00/Community/innkeeping (06/10/1998).
FARMER, R. MORNINGSTAR, C. CROCKFORD, D. From Habitat to Global Cyberspace. <> (29/06/00)
FERNBACK, Jan e THOMPSON, Brad. Virtual Communities: Abort, Retry, Failure? (06/10/1998).
HAMMAN, Robin. Introduction to Virtual Communities Research and Cybersociology Magazine Issue Two.<> (06/10/1998).
LÉVY, Pierre. O que é o virtual? Coleção Trans. Editora 34. São Paulo, 1997.
DICIONÁRIO, Aurélio Buarque de Holanda
ESMANHOTTO, Luís César, fale com – o jurídico - Os recursos eletrônicos e o mau uso pelos alunos, 2005
VALLS, Álvaro L.M. O que é ética. 7a edição Ed.Brasiliense, 1993

54 comentários:

Hendrio Ritchele Silva/2001cn disse...

No começo do texto é relatado um assunto que no mundo atual é a questão mais falada, "O mundo e suas varias revoluções de informação", a cada ano que passa o mundo muda e as pessoas mais novas vão se inteirando mais facilmente com os avanços, como algumas pessoas dizem "quanto mais novo, mais facil o aprendizaado", assim como na vida social e como na profissional devemos ter etica em tudo que vazimos, ter respeito pelo proximo, ter compromisso com nossos deveres, só afirmarmos uma coisa que tivermos certeza e com provas concretas; assim também deve ser na internet, em qualquer postagem, em qualquer comentario, conversa ou qualquer coisa que façamos, devemos ter etica e seguir algumas regrinhas basicas "conhecidas como netiqueta ou etiqueta na rede. As regras incluídas na netiqueta não foram definidas por uma autoridade no assunto, mas criadas pelos próprios usuários ao longo do tempo. Também não existe um texto único e definitivo sobre o tema, mas várias interpretações espalhadas pela rede."
"Os Dez Mandamentos da Ética na Internet
Não use o computador para prejudicar as pessoas.
Não interfira no trabalho de outras pessoas.
Não altere arquivos alheios.
Não use o computador para roubar.
Não use o computador para obter falsos testemunhos.
Não use nem copie softwares pelos quais você não pagou.
Não use os recursos de computadores alheios sem pedir permissão.
Não se aproprie de idéias que não são suas.
Pense nas conseqüências sociais causadas pelo que você escreve.
Use o computador de modo que demonstre consideração e respeito."
Respeitando e comprindo essas regras, nós temos todos os motivos para um bom convivio. Em relação a crianças e internet devemos ser muitos cautelozos, existem varios casos de pedofilia na internet, crianças não podem ter total liberdade e acesso a rede, deve ser dita regras basicas para que isso também não afete nos estudos e nem em sua vida social ou pessoal.

Anônimo disse...

Ética e algo que todos presisamos ter,o mundo esta pssando por varias mudanças tecnologicas antes as pessoas se cominicavam pessoalmente agora e só via intenete celular.
Mesmo assim devemos concientizar as pessoas,de que não devemos perder a ética pois ela e fundameltal para uma boa convivencia em noss sociedade.

Tamires Carvaline 2001 CN disse...

As coisas mudaram com o passar do tempo,pois antes as pessoas só se falavam pessoalmete hoje em dia com a tecnologia elas usam a internet como o meio de comunicação e o celular.Os alunos não são mais como eram no passado,nem os pais.Ética na internet é ter que respeitar as pessoas,não falar algo ou esvrecer alguma coisa que prejudique a pessoa,não copiar coisas que não são suas.
Internet tem seu lado ruim,pois atraves dela varia pessoas sofrem de abuso,porque na maioria das vezes elas nem sabem com quem estão conversando.
Ética,pelo que li e entendi do texto e voe se respeitar como pessoa e professor e respeitar o proximo.

Joao Pedro Machado 2001 cn disse...

O texto deixa bem claro que o mundo vem mudando , a comunicação pessoal já quase naõ existe mais , a internet trouxe com ela vários fatores positivos mas também trouxe negativos . Por isso devemos tomar cuidado com o que escrevemos , falamos ou postamos pois em qualquer lugar devemos sempre agir com ética.

Aline Alves 2001CN disse...

Ética e algo que todos presisamos ter,o mundo esta pssando por varias mudanças tecnologicas antes as pessoas se cominicavam pessoalmente agora e só via intenete celular.
Mesmo assim devemos concientizar as pessoas,de que não devemos perder a ética pois ela e fundameltal para uma boa convivencia em noss sociedade.

Leonara Menin-2001CN disse...

A ética e tudo aquilo que você faz,nunca deseje as coisas alheias,nem mexa em nada do que você não teve permisão,pois tem muita gente que acha que por ter menos de 18 anos pode fazer tudo,mas não e assim. Por que você pode ate achar que esta anonino e que pode afender as pessoas mas saiba você que não pode, pois alem da pessoa ficar muito magoada ainda você pode ir a juizo responder por muitos crimes que as vezes nem teve a intenção mas fez.Porisso eu digo tome cuidado com tudo aquilo que você faz,escreve ou diz nas redes sociais.por que pode ser usado contra você no futuro.Usem para estudos e para conversar realmente com pessoas que você conhece.

Paula França 2001CN disse...

A ética e moral são duas coisas que devemos usar em todas as atividades do nosso dia a dia, seja na escola, no trabalho, na academia, numa festa e também na internet. Devemos sempre pensar no que vamos dizer, falar ou fazer pois podemos atingir, machucar uma pessoa sem intenção ou intencionalmente, o que não é legal. Devemos tratar todos bem, com educação, pois assim seremos mais agradáveis e consequentemente seremos tratados com o mesmo carinho e assim teremos uma convivência agradável com todos.

Ana Paula 2001cn disse...

Ética na Internete, um grande processo de tecnologia para mundo pois esta mudando muito tem mais imformação mas prejudica a nossa língua e a cultura que nos coduz a viver com a realidade de nossa cuturas mrsmo que a ética nos prejudique atraves de: celular,iternete, e outros meios de comunicação,pois a sociedade esta muito moderna.

Breno Carvaline 2001 CN disse...

a tecnologia mudou e tomou conta do mundo antes as pessoas só se falavam pessoalmete ou por meio de cartas hoje com a tecnologia elas usam a internet eo celular como meio de comunicaçao que sao muito mais rapidos.As pessoas mudaram os tempos mudaram.Ética na internet é ter que respeito as pessoas,não defamar as pessoas,não aproveitar das ideias dos outros.a internet tem seu lado ruim e seu lado bom,se vc nao souber aproveitar o lado bom da internet as concequencias podem ser graves.
etica como eu pude entender no texto e respeitar as pessoas ao seu redor nao so elas mais acima de tudo respeitar a si mesmo, buscando sempre ser uma pessoa de bem.

Letícya Prevatto - 2001 CN disse...

O mundo está mudando , atualmente ninguém mais vai até a casa do outro para falar algo, temos o computador que é um jeito mais prático de se comunicar , até mesmo com pessoas de outros países e estados.Só que tem pessoas que estão aproveitando essa "liberdade" de entrar totalmente na vida das pessoas e deixando o respeito de lado, que é o mais importante. Para sermos corretos com a ética na internet, precisamos ser corretos com nós mesmos e pensar nas consequências das coisas que nós escrevemos na internet e sempre pedir permissão quando usar a página de outros, para não prejudicar as pessoas. Poucos tem a ética , mais é preciso cada um fazer a sua parte e se conscientizar, pois ela é muito importante para nossa vida.

Janaina Fernandes disse...

Os internautas estão se acostumando tanto com o mundo virtual, com suas regras e liberdade, que se esquecem que o mundo está girando, e que a vida não se resume a uma tela de computador. Pessoas estão se esquecendo dos verdadeiros amigos, os que se podem ver e desabafar pessoalmente, aqueles que se conhece tudo, sabe quem é realmente, e não esses que se vêem pela web can, sem saber de onde veio e nem pra onde vai.
Pessoas estão perdendo seus valores e limites, acham que por milhares de pessoas estarem usando a net, se fizer algo errado, nunca serão encontrados ou punidos. Furtam, mentem, induzem a crimes, tais como matar e abusar sexualmente.
Devemos saber usar os recursos que temos com responsabilidade, sempre conscientes que esses meios de comunicação que temos hoje, seja telefone, rádio ou internet, foram desenvolvidos em prol de uma melhor condição para o ser humano, para que ele possa superar barreiras de distância, em vez disso, estão fazendo mal uso deles.
Pra mim, ética é saber agir de acordo com a lei, sempre buscando fazer o melhor pra você e para o meio em que vive, nunca esquecendo seus princípios, caráter e humildade.

taynara 2001 cn disse...

Eu concluir que devemos agir como... pessoas dignas e responsaveis.ter uma postura adequeda... para que possamos nos dar bem na vida..tanto do lado pessoal quanto no profissional.(ate mesmo em meios eletronicos)...a etica nos levara sempre a uma boa vitoria..para isso devemos respeitar o proximo...e asim ter uma boa convivencia...

Adrielle 2001CN disse...

As mudanças no mundo da tecnologia vem ocorrendo de forma muito rápida, e para acompanhármos e nos interármos do assunto é preciso conhecer as normas e regras do qual .Hoje em dia se discute muito sobre o uso da internet,que ajuda muito e abre milhares de oportunidades se usada com ética e responsabilidade.mas nem todo mundo tem cosciência de que no mundo da internet tambem tem regras.Saber usá-la com responsabilidade em relação ao que pratica, é um dever de quem se relaciona nesse meio.

Ana Cláudia/2001cn disse...

O texto mostra a forma que as pessoas tem mudado com as várias revoluções de informações.Se observármos bem as pessoas tem trocado o diálogo pela tecnologia e com isso o respeito,a moral dos bons costumes tem sido apenas passado.Hoje a étca como por exemplo o respeito como cidadão é pouco visto na sociedade jovens não se entereçam mais pelo bom diálogo e correm para o computador onde sabemos que é um fonte de informações que enriquesse nosso conhecimento mas não assume o lugar do diálogo.è preciso mantermos a postura em qualquer situação ser a educada com todos sem exeções.Para concluir sobre étca não podemos usar o computador para prejudicar o próximo,entre outras informações que o texto tarz aconselhando a termos respeito e tre um bom convívio com o próximo.

Isamara Cardoso - 2001 CN disse...

Não é novidade que a internet vem se espalhando pelo mundo cada dia mais, afinal, ela facilita muito a comunicação, e tira muitas dúvidas. Hoje em dia vemos pessoas que não sabem usar a internet da maneira mais adequada, elas desrespeitam, julgam e tentam prejudicar os outros, é preciso ter etica e usar a internet de maneira responsavél, sabendo dos seus deveres e dos seus limites. O mal uso da internet pode ter algumas punições. Muitas pessoas acham que a internet é um meio de entrar na vida dos dos outros, mais não é assim, devemos pensar antes de postar algo na internet.

Luisa Cordibelly Merigui 2002 CN disse...

Que devemos ter ética acima de tudo até pela internet,as pessoas acham que só porque estão em algum site de internet elas podem fazer o que bem quiser com as outras pessoas por exemplo: uma pessoa coloca uma foto na internet ai a outra vai lá e faz um comentário criticando,por isso devemos ter ética,não só na internet mais em outras ocasiões. Ter ética é fundamental para a vida humana. Ser ético é ter caráter.

Clayton Marley Coutinho 2002 CN disse...

Eu estou de acordo com o texto,pois a ética deve se estender até mesmo no mundo virtual.Porque se temos ética, não devemos ser um tipo de pessoa quando estamos cara a cara com alguém, e ser outra completamente diferente na frente de um computador quando não tem ninguém por perto.

natália marques/2002CN disse...

A ética é de caráter singular para um bom relacionamento entre os indivíduos, mediante os avanços tecnológicos da informatização. Com a internet as informações chegam a todo lugar do mundo e com tamanho envolvimento que as informações acrescentam ou modificam certos hábitos do internauta, pode-se afirma que a privacidade e legitimidade não correspondem à origem verdadeira das informações. Esta falta de ética em alterar as informações do internauta pode causar danos irreversíveis na vida do internauta.

Manuela Rodolfo 2001 -CN disse...

Manuela Rodolfo Pelegrini / 2001-CN

Podemos entender que ética é respeito, você aceitar as opiniões dos outros, não ser egoísta, ser autencioso,etc. O texto nos fala que o mundo esta se envolvendo cada vez mais na era da tecnologia, e com isso acaba aumentando também a falta de ética, um exemplo disso é a internet onde copiam softwares, colocam textos defamando alguém, podendo até ocorrer roubos, e onde entra a ética aí?! Nós podemos entrar na geração da tecnologia, mas com respeito, sabendo aproveitar o que ela tem de bom para nos dar.
Usando a internet com cuidado ela pode nos beneficiar muito, mas se usarmos para o "mal", podemos até correr o risco de ser condenado de alguma forma.


"Todo ser humano possui sua Ética a questão é saber usa-la. A ética está presente no nosso cotidiano e na nossa sociedade.É um conjunto de valores só precisamos saber usa-la."

Ingrid Caroline.

Anônimo disse...

Bom o que eu entendi que devemos primeiramente ser ético com si próprio, para depois com os outros.A ética ao meu vê se caracteriza com respeito mútuo, assim deveria ser com a internet, muitos usam como uma forma só de se comunicar se esquecendo que ela te proporciona muitos conhecimentos,vivemos em um mundo cujo dizemos que estamos na tecnologia,estamos sim. Mas o ruim que poucas pessoas sabem fazer o uso certo disso.

Beatriz Moniz de Castilho 2001 CN

Thais Maria Telles Machado Turma 2001 CN disse...

O texto fala que a tecnologia vem ocorrendo de forma muito avançada,hoje em dia ninguem se usa mais cartas ou telefone para se comunicar.A tecnologia está acima de tudo,porém muitas pessoas acabam criando muita liberdade e acabam prejudicando o proximo.Poucas pessoas sabem explorar a internet,muitas pensam que só serve para se comunicar e acaba esquecendo do seu verdadeiro valor que é propocionar conhecimentos.

Adriene Carvalho de Lima Turma:2001 Curso Normal ;) disse...

Para sermos corretos com a ética na internet, precisamos ser corretos com nós mesmos e pensar nas consequências das coisas que nós escrevemos na internet e sempre pedir permissão quando usar a página de outros, para não prejudicar as pessoas. Poucos tem a ética , mais é preciso cada um fazer a sua parte e se conscientizar, pois ela é muito importante para nossa vida.
Não ter ética significa deixar que a inveja, ódio e rancor agir livremente.
Ética algo que nos podemos ter e passar para cada um em nossa vida, tanto na Internet ou fora dela, viver com respeito, é viver com ética.Somos o que apontados pelo o que fazemos e não por que pensamos.
Aprender a cada dia,buscar o melhor e passar nossa opinião sem atingis os outros é ter ética,se mostre diferente! Ser eu mesma,com dignidade e confiança ,sabendo sempre que não somos melhores que ninguém neste mundo.



Ética: Valores que definem o que:
• Quero
• Posso
• Devo

Porque nem tudo que eu quero eu posso,
Nem tudo que eu posso eu devo e
Nem tudo que eu devo eu quero !

(Thayane Almeida de Queiroz)

Linderléia 2002 CN disse...

No mundo de hoje estamos passando por grandes transformações devido ao avanço tecnológico. Tudo mudou... as pessoas também mudaram,o diáologo que era feito pessaolmente foi se acabando com o recurso da tecnologia, e o que de certa forma foi bom?!
O computador junto à internet possibilitou um diálogo abrangente, pois facilitou as pessoas falarem com mais facilidade e fazerem amizades até mesmo com quem nunca viram. E por isso a ética é fundamental em cada pessoa quando usam os meios tecnológicos, pois respeitar ser respeitado é uma forma de ética que deve sempre ser levada a sério.

Geovana Silva Celebrim 2001 Curso Normal disse...

A ética leva as pessoas a questionar constantemente suas ações e as atitudes alheias, tentando definir se elas são boas ou más, corretas ou incorretas.Na internet acontece mais ou menos assim,temos que ser sinceros até um certo ponto e mostrar o que somos, a ética na internet é algo que vemos muito pouco,as pessoas se aproveitam muito das facilidades que a internet oferece, e isso não é ter ética.Então venho pensar que ''Internet com Ética'' é a melhor definição.
Ética é o que você faz,suas atitudes no mundo em que vive.


Seja ético.

A vitória que vale a pena é a que aumenta sua dignidade e reafirma valores profundos.

karolyna folly 2001CN disse...

Estou de acordo com o texto, a ética tem que ser usada não só entre as pessoas mais também no mundo da tecnologia. No mundo da internet as pessoas não se preocupam com a ética e fala tudo. Não ter ética significa deixar que a inveja, ódio e rancor agir livremente.
Ética algo que nos podemos ter e transmitir para cada pessoa. Ética na internet é ter que respeito as pessoas,não defamar as pessoas,não aproveitar das ideias dos outros.

Juliana 2001 CN disse...

Ética é algo que todos nós precisamos ter. O mundo tem passado por várias mudanças e principalmente tecnológicas , hoje em dia tudo que vamos fazer é pela internet.
"Os Dez Mandamentos da Ética na Internet
Não use o computador para prejudicar as pessoas.
Não interfira no trabalho de outras pessoas.
Não altere arquivos alheios.
Não use o computador para roubar.
Não use o computador para obter falsos testemunhos.
Não use nem copie softwares pelos quais você não pagou.
Não use os recursos de computadores alheios sem pedir permissão.
Não se aproprie de idéias que não são suas.
Pense nas conseqüências sociais causadas pelo que você escreve.
Use o computador de modo que demonstre consideração e respeito."
Respeite esses mandamentos e siga-os .

Gabriela Caldeira 2001 CN disse...

Devemos usar a internet com ética, alias devemos fazer tudo com ética. Mas com o mundo mudado, tudo se basea agora nas redes sociais, temos que ter em conta então que a internet pode trazer tambem muitos problemas se não saber usa-la adequadamente. Não devemos usar as redes para prejudicar ninguem, pois pode haver punições pelos nossos atos. tevemos ter sempre consciência de tudo de que fazemos, lembranco que a ética é muito importante nas nossas vidas, e ela não esta ai so para enfeite, e sim para estar encluida em nossas vidas.

Kersia Celebrim/2001 cn disse...

A internet é hoje um veículo indispensável às empresas e instituições. Ela é de grande importância, e interfere nas diferenças culturais e na forma de pensar das pessoas. Pode acarretar um enriquecimento ou decadência da sociedade, depende do conteúdo que cada indivíduo encontra e se interessa na internet.Por ser um veículo instantâneo, que dá acesso a milhões de pessoas, a Internet vem sofrendo alguns problemas éticos desde o seu aparecimento. O desrespeito, a falta de ética e a imoralidade vem crescendo cada vez mais quando se fala em internet. Hoje a tecnologia é de grande avanco, criancas usam-na desde cedo e muitas vezes não sabem em que estão navegando e acabam usando imoralmente e inocentemente.
Ao usar a internet, devemos ter ética e respeito ao outro internauta que está utilizando a mesma página, pois até uma crianca pode ver um conteúdo adulto, por isso deve haver o maior respeito possivel.

Lídia Cássia 2001 cn disse...

Sempre ouvimos falar que devemos ter ética no nosso dia a dia, no trabalho, nos lugares onde frequentamos, porém com a mudança de mundo passamos a ouvir falar em ética nos meios de comunicação, principalmente na internet, nos sites de relacionamentos onde postamos o que quiremos, até o ponto me que agimos sem ética, desreispeitamos alguem,pois com as novas tecnologias todo o que se escreve nesses sites pode ser arquivado provando culpa ou inocencia de quem escreveu. Os menores de idade que postam algo pensando que não terão problemas por causa da idade se enganam,para cada postagem indevida existe algum meio de punição, pois nada hoje em dia está em anônimo, com "poucos clics" descobre-se a falta de ética das pessoas, que podem sim ter alguma punição independente da idade.

Lídia Cássia 2001 CN

marquiele aparecida bento da fonseca, 2001cn disse...

devemos usar o computador para fazer coisas boas,e não para preojudicar o próximo.

Rafael Pizano- 2001 C. N. disse...

Ética na internet ou internet com ética?
O mundo está se transformando, e com isso as pessoas tambem são obrigadas a mudar seu jeito de agir e ver o mundo onde vivem.
Como futuros professores e como os alunos que somos, temos que saber que embora a mudança na estrutura da escola não tenha sido significativa, que os alunos mudaram e que os pais desses alunos já não são o que eram antes.
A comunicação é o que mais têm mudado nos dias de hoje, as pessoas deixam de se comunicar pessoalmente para se comunicar eletrônicamente. Mas é importante saber que certos comportamentos na utilização desses meios de comunicação são infrações e devem ser punidas, sabendo que a internet não oferece o anonimato para seua usuários, assim as pessoas devem pensar bem antes de escrever suas mensagens.
Ética na internet é de extrema importância para uma boa convivência social na rede, sem desrespeiar os demais usuários da mesma.

Rafael Carlos Pizano Marino - 2001 C. N.

Rafael Pizano - 2001 C.N. disse...

Ética na internet ou internet com ética?
O mundo está se transformando, e com isso as pessoas tambem são obrigadas a mudar seu jeito de agir e ver o mundo onde vivem.
Como futuros professores e como os alunos que somos, temos que saber que embora a mudança na estrutura da escola não tenha sido significativa, que os alunos mudaram e que os pais desses alunos já não são o que eram antes.
A comunicação é o que mais têm mudado nos dias de hoje, as pessoas deixam de se comunicar pessoalmente para se comunicar eletrônicamente. Mas é importante saber que certos comportamentos na utilização desses meios de comunicação são infrações e devem ser punidas, sabendo que a internet não oferece o anonimato para seua usuários, assim as pessoas devem pensar bem antes de escrever suas mensagens.
Ética na internet é de extrema importância para uma boa convivência social na rede, sem desrespeiar os demais usuários da mesma.
Rafael Carlos Pizano Marino- 2001 CN

lilian 2002 CN disse...

Todos nós devemos refletir sobre o que é etica e se conscientizar de que a boa convivência na internet depende de uma série de regras e devemos seguir essas regras para não ocorrer nenhum crime por meio de bate-papo,orkut,msn...
É importante que todos nós saibamos com quem comunicamos para não ocorrer qualquer ato imoral.

Paulo Filho 2002CN disse...

Que sempre tem que ter ética para tudo o q ue você faz, principalmente na internet, por que o que você pode fazer e agredir a imagem da pessoa isso pode se considera um crime, a pessoa pode até processar por difamação ou calonia e você pode pegar uma pena socia educativa. Todo nós tem que saber o que está fazendo na internet, porque pode prejudicar o seu futuro.

Tatiana 2002CN disse...

A ética na internete,concentram-se em novas formas de comunicaao especialmente em razao do avano da informática e dos meios eletrônicos. Etica se refere á conduta humana do bem e do mal, seja relativa e determinada sociedade, eu acho que é preciso ter ética para viver em uma sociedade melhor.

Yvinna Carla - 2002 CN disse...

ÉTICA, muitos dizem ter sem ao menos saber o seu real significado ou para que serve.
Então para mim é acima de tudo RESPEITO, não só com o próximo mais com sigo mesmo também, pois é preciso aprender a se respeitar para assim respeitar o outro e saber que cada um tem uma ideia, um modo de pensar e de se expressar e por não sermos todos iguais não significa que temos que achar que somos melhores ou mais certos que os outros, pois cada um com sua opinião mais aceitando sempre as dos outros.

Ana Caroline 2002 CN disse...

Estamos vivendo em um novo mundo,aonde buscamos informações através das transformações.Cada vez mais estas transformações acabam gerando consequências,afetando principalmente os alunos deste novo mundo. Diante desta nova fase de tantos e tantos avanços tecnológicos tem que se ter ética, que infelizmente nem todos os alunos se conscientizam do que seria .Mas temos que ter certeza de uma coisa, ÉTICA é algo que "todos" precisam ter, e temos que nos conscientizar de que ela é essencial para a nossa sobrevivência Social.

Marielly Fernandes-2002CN disse...

o texto fala sobre a ética na internet, muitas pessoas mantém conversas pessoais pela internet e acabam achando que tem privacidade, existe pessoas que levam brigas para as redes sociais e acabam difamando a pessoa e acaba tendo a imagem também difamada. Mas a culpa não é só do jovem que expõe sua imagem de uma forma que o difame, mas também dos pais que não procuram saber o que os filhos estão fazendo na internet. Difamação, calunia, pode dar cadeia, a pessoa pode ser processada, pode ser considerado crime. Por isso temos que usar a internet com ética.

Larissa2002 Cn. disse...

O texto lala sobre a importância da ética em nosso dia-a-dia. A ética é um instrumento fundamental para as relações pesoais e interpessoais em nossa sociedade. Muitos jovens com o avanço da tecnologia estão esquecendo que na internet também é preciso de ética, pois a internet não garante anonimato igual que eles pensam que tem. É fundamental que eles tenham o conhecimento de que eles não podem ofender e nem criticar alguém. A ética na internet é fundamental para que os jovens tenham consciência de seus atos, sejam eles corretos ou incorretos e que saibam usar a internet sem postar fotos, dados pessoais para evitar o abuso que é um fato muito decorrente em nosso País. Devemos tomar cuidado e ter toda cautela com as comunicações virtuais.

Alanne 2002 CN disse...

O texto esta falando que temos que ter ética. Mais ética nao é só nao enternet, mais em casa, com as uotras pessoas, mais hoje em dia temos que tomar muioto cuidado com que nós postamos na enternet, pois de um comentario pode surgir outras coisas como bullying, cometarios maudosos que pode ate ser levado aou tribunal. Mais ética na enternt nós temos que tomar cuidados, pois o que nós não devemos degejar para as outras pessoas, então nós temos que ter cuidado!

Lorena Souza 2002 CN disse...

Os Jovens de hoje em dia estão criticando outros jovens pela internet e mebsagem de celulares.A juventude de hoje está muito diferente de ontem,hoje eles bebe,briga por qualquer coisa sem fala que estao no mundo das dorgras e tem gente que não tem nada haver com isso e paga o pato.Devemos pensa antes de públicar qualquer coisa na internet por que isso é crime.

Leticia Celebrim 2002 CN disse...

O mundo em que estamos vivendo hoje está passando por diversas transformações,e cada vez mais estamos vivendo em um mundo que tudo está voltado a internet , os jovens não estão mais interessados em aprender ,eles não tem mais ética principalmente com os pais,professores, amigos em geral o mundo em que vivemos hoje não é o mesmo de antigamente onde os jovens tinham ética.

nayanne costa 2002cn disse...

Todos nos devemos ter ética.a tecnologia avançada de hoje em dia faz algumas pessoas esqueçer o que e ética,e tambem os pais de hoje em dia nao tao ligando muito pro que os filhos tão colocando nas redes social,antigamente as pessoas so se falavam pessoalmente hoje em dia e só na enternet,e os pais nao preucura saber oq seus filhos estao postando.
Mesmo assim devemos saber que nao podemos perde a ética pois ela e necessaria pra nosso convivencia.
temos que respeita a todos,ainda mais quando se fala da tecnologia que hoje em dia ta muito avançada,temos que ter etica em todo lugar

Linamárie Lopes 2002 CN disse...

Na internet, precisa de ética apesar de que hoje não existe muito. Muitas pessoas sofrem bullying na internet, isso é falta de ética da parte de quem quer praticar o bullying.
A pessoa para usar a internet precisa de muita ética porque se não, pode ofender ou prejudicar as pessoas de várias formas(comentários,fotos...).
Precisamos pensar muito antes de postarmos qualquer coisa mesmo se pra você não for uma grande coisa mas pode ser uma coisa imensa para outra pessoa.

"Leia os Dez Mandamentos da Ética na Internet
Não use o computador para prejudicar as pessoas.
Não interfira no trabalho de outras pessoas.
Não altere arquivos alheios.
Não use o computador para roubar.
Não use o computador para obter falsos testemunhos.
Não use nem copie softwares pelos quais você não pagou.
Não use os recursos de computadores alheios sem pedir permissão.
Não se aproprie de idéias que não são suas.
Pense nas conseqüências sociais causadas pelo que você escreve.
Use o computador de modo que demonstre consideração e respeito.
E concluindo nosso papo, acredito que poderíamos refletir de novo.
Ética é algo que todos precisam ter.Alguns dizem que têm.Poucos levam a sério.Mas temos que nos conscientizar de que ela é essencial para nossa sobrevivência social."

samanda 2002 cn disse...

eu entendi que podemos acessar o que quiser e postar nas redes também, mais depende, porque nem tudo nos podemos colocar nas redes sociais, pode prejudicar a nos mesmo.
não posso dizer se isso é ética, porque ética pode se considerar de varias maneiras ética e considerada entre o bem e o ma, entre a sociedade do modo absoluto.

Nicole Christine - 2002 CN disse...

Estamos vivendo uma nova revolução, a revolução da informatica, que elimina as barreiras da distância relacionada à língua e à cultura e nos conduz a novos processos de produção, a novas formas de diversão, a um novo modo de viver e pensar, agir e interagir.
Conceber a etica não é direito e sim dever, a etica é uma coisa a qual não podemos nos distanciar.Nos dias de hoje muitas pessoas usa a revolução da informatica para outros fins,por exemplo: Para prejudicar as pessoas, interferir na trabalho de outras pessoas, alterando arquivos alheios, obtendo falsos testemunhos, se apropriando de ideias que não são suas, pense nas consequencias que voce pode causar com o que voce escreve, use o computador de modo que demostre consideraçao e respeito, use o computador com etica, faça o que é certo,temos que nos conscientizar que a etica e essencial para nossa sobrevivencia na sociedade.Tendo coerencia com as coisas na qual estamos envolvidas.

sabrina 2002 cn disse...

hoje em dia com as tranformaçoes feita pelo homem como o avanço das tecnologia .,emvolvendo jovens em perigo.Tudo tem uma reaçoes .,as pessoas não -se preucupa mais com a sua vida acabam apostamdo sua vida intima sabe que e perigoso, mas mesmo assim corre o risco . porque não aposta algo como uma frase de alto estima para ajuda algem e uma coisa util.

Natalya Costa Ferreira 2002 CN disse...

Natalya Costa Ferreira 2OO2 CN



Ética na internet é de extrema importância para uma boa convivência social na rede, pois existe muitas pessoas que postam coisas que não devem,e as vezes acaba em um grande problema para as redes social. As vezes as pessoas acabam entrando em processos por causa de coisas que a pessoa não deveria postar em uma rede social..

Natalya Costa Ferreira 2002 CN disse...

Natalya Costa Ferreira 2OO2 CN



Ética na internet é de extrema importância para uma boa convivência social na rede, pois existe muitas pessoas que postam coisas que não devem,e as vezes acaba em um grande problema para as redes social. As vezes as pessoas acabam entrando em processos por causa de coisas que a pessoa não deveria postar em uma rede social..

Talita Costa - 2002 C.N disse...

O mundo atualmente , envolve muito a internet , e os jovens não estão usando á ética adequada nas redes sociais. Estão publicando coisas , pelas quais podem dar processo.É preciso que todos jovens saibam o conceito de ética, para que assim possam postar coisas com ética.Os jovens mudaram e não estão usando á ética adequada , principalmente com os pais, professores, amigos, com a maioria das pessoas que convivem com eles.

Vanessa Dias - 2002 CN disse...

A ética moral é umas das coisas as quais devemos usar sempre, seja no trabalho, na escola, e principalmente na internet. Pois hoje em dia, a internet tem sido a maior fonte de informações.E onde a maioria das pessoas gastam seu tempo.
A internet oferece algo mais avançado, o texto mesmo deixa explicito o quanto o mundo vem sofrendo transformações devido a internet. E se não soubermos usar, pode ser prejudicial.

Samara Lourenço - 2002 CN disse...

Se pararmos para pensar no mundo de hoje perceberemos que de uns tempos pra cá houveram mudanças radicais quanto ao avanço tecnológico. Esse avanço chegou para todas as classes sociais, e hoje em dia todos tem acesso a tecnologias e podem se comunicar com o mundo todo em frações de segundos. Hoje não é mais preciso comunicar-se pessoalmente, mas através de uma mensagem num celular, por exemplo, já há uma troca muito grande de informações. Porém devemos ter consciência de como usar esses meios eletrônicos. Devemos ser cautelosos ao usar dessa tecnologia, é importante também que tenhamos ética ao usar tudo isso. Não desmoralizando o próximo, e procurar evitar atitudes que sejam prejudiciais a nós mesmo e aos outros. Isso é crucial para uma boa convivência na sociedade tanto na internet, quanto no celular, entre tantos outros meios tecnológicos

Linamárie Lopes - 2002 CN disse...


No mundo de hoje tem acontecido muito rápido a modernização, com ela vem também o avanço da tecnologia. Hoje muitas pessoas tem acesso a esses meios tecnológicos, e com isso a troca de informações tem chegado muito rápido, porém nem todos sabem usar essa tecnologia para a boa convivencia da sociedade. É preciso que usemos esse meio com ética, para que não prejudique aos outros nem a nós mesmos. Temos que tomar cuidado com o que fazemos por exemplo na internet, pois podemos ser anti-éticos e desmoralizar os outros, ou acabar com a nossa própria imagem . As pessoas precisam refletir sobre o que é ética e conscientizar umas as outras. Temos que nos perguntar sobre o que é ética e tentar ao máximo exerce-la, trazendo para nós mesmo uma boa convivência diante de toda essa tecnologia

Nicole Divã - 2002 CN disse...

A internet virou alvo de fontes rápidas para problemas.
Está sendo usada indevidamente, estamos ficando relaxados com consequências e atos, enfim , o mundo todo mudou. Crianças passam mais tempos enfrente de redes sociais do que lendo um livro, esquecem do mundo la fora e acabam viajando em um mundo que pode ser prejudicial para todos. Sem perceber estamos cometendo crimes. Precisamos ter ética com cada coisa que fazemos , ter ética consigo mesmo. Sabendo seus limites e deveres. Sabendo ter coerência em tudo .