quinta-feira, 12 de abril de 2012

Como a Arte se apresenta

Arte

                               Mona Lisa, de Da Vinci: uma das pinturas mais conhecidas.

                          Arte (do latim ars, significando técnica e/ou habilidade) geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada a partir da percepção, das emoções e das ideias, com o objetivo de estimular essas instâncias da consciência e dando um significado único e diferente para cada obra. A arte se vale para isso de uma grande variedade de meios e materiais, como a pintura, a escrita, a música, a dança, a fotografia e assim por diante.

Considera-se que no início da civilização a arte teria principalmente funções mágicas e rituais, mas ao longo dos séculos e das diferentes culturas tanto conceito como função mudaram de maneira importante, adquirindo componentes estéticos, sociológicos, lúdicos, religiosos, morais, experimentais, pedagógicos, mercantis, psicológicos, políticos e ornamentais, entre outros. O conceito de arte continua hoje em dia objeto de grandes debates, e permanece, a rigor, indefinido. A palavra também é usada para designar simplesmente uma habilidade ou talento especial, como a "arte médica", a "arte da pesca", etc, mas na bibliografia especializada designa geralmente atividades que têm características criativas e estéticas.

COMO A ARTE SE APRESENTA?

  As manifestações artísticas se expressam de diferentes formas.  De acordo com a evolução o homem encontra novos meios para manifestar suas emoções, seus pensamentos, idéias e descobertas. As novas tecnologias da comunicação e informação possibilitam distintas maneiras de codificar a informação. Diante desta mais recente alquimia tecnológica surgem diferentes construções textuais com uma sintaxe ainda não familiarizada em nosso contexto educacional.  Ao direcionarmos nosso olhar para a linguagem audiovisual, agora potencializada pela tecnologia digital, não é difícil de constatar a enorme capacidade de envolvimento emocional proporcionada por esta linguagemA questão, para a qual pretendemos focar nossa atenção, é a inserção do audiovisual no espaço da sala de aula.
Acreditamos que a interface entre Comunicação e Educação apresenta-se como condição
essencial para promover uma nova mediação pedagógica, que requer um redimensionamento da ação dos sujeitos da aprendizagem na atualidade.  Desta forma apresentamos algumas maneiras de como a arte se apresenta.

Formas, gêneros, mídias, e estilos
As artes criativas são muitas vezes divididas em mais categorias específicas, tais como artes decorativas, artes plásticas, artes do espectáculo, ou literatura. Assim, por exemplo, pintura é uma forma de arte visual, e a poesia é uma forma de arte literária.
Uma forma de arte é uma forma específica de expressão artística para tomar, é um termo mais específico do que arte em geral, mas menos específico do gênero.
Alguns exemplos incluem
 


   As mídias (meios) para uma obra de arte ser construída são as mais diversas. Precisa-se de materiais propícios para ela ser realizada pelo artista. Assim, por exemplo, pedra e bronze são duas mídias capazes de construir uma obra de arte, como, no caso, uma escultura. A música e a poesia usam o som, a pintura usa tintas, telas, cores, óleo.
Um gênero artístico é o conjunto de convenções e estilos dentro de uma forma de arte e mídia. Por exemplo, o Cinema possui uma gama de gêneros: filmes ocidentais, filmes de horror, comédia, romance. É assim também na literatura. Na música, há centenas de gêneros musicais, que variam de região, cultura e etc., e vão desde rock, até Mpb. Na pintura, as correntes de artistas (como o Naturalismo), incluem paisagem ou cotidiano (ruas, pessoas em suas atividades diárias, etc.).

Arte visual

   Desde os tempos primitivos, o ser humano ao dominar a natureza, busca dominar a si próprio e a aprimorar os seu sentidos, a partir de então inicia-se o desenvolvimento de contextos pictóricos ligados à diversos tipos de simbologia, dos desenhos rupestres até os nobres quadros dos impérios.

    A partir do momento que o homem expressa através de símbolos e figuras a sua realidade, seja ela interior ou exterior, mediante a evolução de sua cultura e postura social, refina-se a visão conceitual de um acontecimento ou substância. Toda arte é individual e coletiva, e a arte visual estuda e relata tudo aquilo que analisado, percebido ou sedutor perante os olhos de maneira criativa.

   A Arte Visual e o design atuam ao representar visualmente uma forma, cor ou representação, estando presente no teatro, na música, no cinema , na fotografia e demais expressões. Nos tempos atuais, além de atuar no segmento artístico, também exercem papel fundamental na representação visual comercial, de empresas e instituições públicas.

Toda arte apreciada pelo olhar é conceituada como arte visual, e abrange a pintura, o desenho, a gravura, a fotografia, o cinema, a escultura, a arquitetura, web design, a moda, a decoração e o paisagismo. Lida com o caráter teórico e prático do estético, seja o estético do belo, do funcional ou do fazer pensar.


ARTE DIGITAL
   Arte digital ou Arte de computador  é aquela produzida em ambiente gráfico computacional. Utiliza-se de processos digitais e virtuais.  Inclui experiências com net arte, web arte, vídeo-arte, etc. Tem o objetivo de dar vida virtual as coisas e mostrar que a arte não é feita só a mão.
    Existem diversas categorias de arte 
digital tais como pintura digital, gravura digital, programas de modelação 3D, edição de fotografias e imagens,
animação, entre outros. Os resultados podem ser apreciados em impressões em papéis especiais ou no próprio ambiente gráfico computacional. Vários artistas usam estas técnicas. Ao contrário dos meios tradicionais, o trabalho é produzido por meios digitais. A apreciação da obra de arte pode ser feita  nos ambientes digitais ou em mídias tradicionais. Existem diversas comunidades virtuais voltadas à divulgação da Arte Digital, entre elas, Deviantart e CGsociety.
DANÇA
   A dança é uma arte. É um conjunto de regras para realizar algo com perfeição.  Exige habilidade e compromisso ao dedicar-se, todavia é uma forma de expressão artística coordenada, que carece de sentimentos e idéias através do movimento corporal.
   Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.

MÚSICA
    A música apesar de toda a discussão já apresentada, quando composta e executada deliberadamente é considerada arte por 
qualquer das facções. E como arte, é criação, representação e comunicação. Para obter essas finalidades, deve obedecer a um
método de composição, que pode variar desde o mais simples (a pura sorte na música aleatória), até os mais complexos.
Pode ser composta e escrita para permitir a execução idêntica em várias ocasiões, ou ser improvisada e ter uma existência efêmera. A música dos pigmeus do Gabão, o Rock and roll, o Jazz, a música sinfônica, cada composição ou execução obedece a uma estética própria, mas todas cumprem os objetivos artísticos: criar o desconhecido a partir de elementos conhecidos; manipular e transformar a natureza; moldar o futuro a partir do presente.

CINEMA
    O cinema, abreviação de cinematógrafo, é a técnica de projetar fotogramas (quadros) de forma rápida e sucessiva para criar a impressão de movimento ("kino" em grego significa movimento e "grafos" escrever ou gravar), bem como a arte de se produzir obras estéticas, narrativas ou não, com esta técnica. Como registro de imagens e som em comunicação, o Cinema também é uma mídia.

TEATRO
A palavra teatro define tanto o prédio onde podem se apresentar várias formas de artes quanto uma determinada forma de arte.   O vocábulo grego Théatron estabelece o lugar físico do espectador, "lugar onde se vai para ver". Entretanto o teatro também é o lugar onde acontece o drama frente à audiência, complemento real e imaginário que acontece no local de representação.
Ele surgiu na
Grécia antiga, no século IV a.C..
Toda reflexão que tenha o drama como objeto precisa se apoiar numa tríade: 
quem vê, o que se vê, e o imaginado. O teatro é um fenômeno que existe nos espaços do presente e do imaginário, e nos tempos individuais e coletivos que se formam neste espaço.
O teatro é uma arte em que um ator, ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades, com auxílio de dramaturgos, diretores e técnicos, que têm como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos na audiência.




Fonte de pesquisa:

3 comentários:

Anônimo disse...

Achei o texto muito interessante, gostei muito, varias duvidas que eu tinha da definição de artes foram esclarecidas. Muito bom adorei o texto.
Nathália Oliveira 2002-Portella

Carla Garcia disse...

Adorei o conteúdo! Realmente, a definição de arte é bem mais ampla do que muitos imaginam. A arte possui diversas formas de se manifestar, sempre seguindo e criando tendências. Sem dúvida, a capacidade de expressão artística moldou e continua moldando o mundo.

Carla Garcia - 2002 / C.E.Francisco Portella

Larissa disse...

Adorei esse texto..aprendi sobre varias coisas sobre a arte que não sabia! A arte tem diversas maneiras de se manifestar,gostei muito desse conteuso...
LARISSA NEVES MONTEIRO -2002/PORTELLA