domingo, 2 de abril de 2017

Integração das MÍDIAS e Novas TECNOLOGIAS

Mídias e Tecnologias
          Quando ouvimos falar em tecnologia, normalmente nos vem à cabeça a ideia de complexos artefatos tecnológicos, de forma que não nos damos conta de que utilizamos diversas tecnologias que já estão incorporadas ao nosso cotidiano. Podemos citar como exemplos simples: canetas, lápis, talheres, óculos, termômetros, etc.

Tecnologia

          Do grego tekhno- (de tékhné, 'arte') e -logía (de lógos, ou 'linguagem, proposição').

Tecnologia é um termo usado para atividades do
domínio humano, embasadas no conhecimento de um processo e/ou no manuseio de ferramentas. A tecnologia tem a possibilidade de acrescentar mudanças aos meios por resultados adicionais à competência natural, proporcionando, desta forma, uma evolução na capacidade das atividades humanas, desde os primórdios do tempo.

 Mídias

       Nos dias atuais, tornou-se necessário criar espaços para a identificação e o diálogo entre várias formas de linguagem, permitindo que as pessoas se expressem de diferentes maneiras.

A linguagem, por si só, já constitui um instrumento de interação entre o pensamento humano e o seu meio. Essa comunicação pode ocorrer de modo direto ou pode ser mediada por outros instrumentos e artefatos (tecnologias).

          Considerando-se que o indivíduo se desenvolve e interage com o mundo utilizando suas múltiplas capacidades de expressão por meio de variadas linguagens constituídas de signos orais, textuais, gráficos, imagéticos, sonoros, entre outros, as mídias passam a configurar novas maneiras para os indivíduos utilizarem e ampliarem suas possibilidades de expressão, constituindo novas interfaces para captarem e interagirem com o mundo. 
          Termo usado para referenciar um vasto e complexo sistema de expressão e de comunicação.

Literalmente, "mídia" é o plural da palavra "meio", cujos correspondentes em latim são "media" e "
medium
", respectivamente.

Na atualidade, mídias é uma terminologia usada para:
suporte de difusão e veiculação da informação (rádio, televisão, jornal) para gerar informação
(máquina fotográfica e filmadora).

A mídia também é organizada
pela maneira como uma informação é transformada e disseminada (mídia impressa, mídia eletrônica, mídia digital...), além do seu aparato físico ou tecnológico empregado no registro de informações (fitas de videocassete, CD-ROM, DVDs).
                 A palavra escrita, o discurso oral, o som, a imagem estática e em movimento formam o substrato da mídia. 
Fonte: http://webeduc.mec.gov.br

 


Nenhum comentário: