sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Todos na Campanha Zika Zero !!!!

CONHECENDO O INIMIGO
          O mosquito Aedes aegypti é pequeno, mas causa grandes estragos. Ele mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, de cor café ou preta e com listras brancas no corpo e nas pernas.

DENGUE:          A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. No Brasil, foi identificada pela primeira vez em 1986. Estima-se que 50 milhões de infecções por dengue ocorram anualmente no mundo.
 

VÍRUS ZIKA: CUIDADO REDOBRADO COM AS GRÁVIDAS
          O Zika é um vírus transmitido pelo Aedes aegypti e identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015. O vírus Zika recebeu a mesma denominação do local de origem de sua identificação em 1947, após detecção em macacos sentinelas para monitoramento da febre amarela, na floresta Zika, em Uganda.
          Um dos maiores estragos que esse inseto causa é a transmissão do Vírus Zika, uma ocorrência nova no Brasil, que pode afetar as mulheres gestantes e causar consequências sérias e profundas no desenvolvimento de seus bebês, como a MICROCEFALIA.

O QUE É CHIkUNGUNYA?          A Febre Chikungunya é uma doença transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. No Brasil, a circulação do vírus foi identificada pela primeira vez em 2014. Chikungunya significa "aqueles que se dobram" em swahili, um dos idiomas da Tanzânia. Refere-se à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos na primeira epidemia documentada, na Tanzânia, localizada no leste da África, entre 1952 e 1953.  O QUE É MICROCEFALIA?
          Ocorre quando a cabeça e o cérebro das crianças são menores para a sua idade, o que prejudica
o seu desenvolvimento. Por isso, mulheres grávidas devem ter atenção especial e acompanhamento
em consultas pré-natais.
 
SINTOMAS E O QUE FAZER
          Os principais incômodos são febre baixa, coceira e comichão na pele, além de manchas avermelhadas. Quando isso ocorrer, procure rapidamente o serviço de saúde mais próximo, para receber orientações médicas.


Prevenir é o melhor remédio
          A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.
          A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.
Como a proliferação do mosquito da dengue é rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Para se ter uma ideia, em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.
prevenção da dengue
Ciclo de Transmissão da Dengue (Imagem: MDS)
          

Ações simples para combater a proliferação do mosquito da dengue

          A dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.
É bom lembrar que o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.
Prevenção da Dengue
Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo.
Encha de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos de planta.
Entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-os sem água, em local  coberto e abrigados da chuva
         
Dica: Como eliminar as larvas e os mosquitos da dengue
          Pesquisadoras da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de São José do Rio Preto (SP) descobriram que a cafeína é fatal para o desenvolvimento da larva do Aedes aegypti. No estudo, elas verificaram que quanto maior a concentração de cafeína na água parada contida em vasos, ralos e plantas, menor o tempo de vida das larvas. De acordo com as cientistas, foi  registrada uma taxa de mortalidade de 100%. Nenhuma das larvas conseguiu chegar ao último estágio de desenvolvimento.
Resultados semelhantes foram obtidos com a borra de café. Em laboratório, quatro colheres de sopa de borra de café bloquearam o desenvolvimento de larvas mergulhadas no equivalente a um copo de água.
          Em situações de epidemia de dengue, o método de combate mais usado contra a reprodução do mosquito é a aplicação de inseticidas, mas a maioria desses produtos é tóxica. Além disso, com o tempo, os mosquitos podem adquirir resistência a essas substâncias. A borra de café funciona como um inseticida natural e não faz mal para seres humanos, animais e plantas.
          Outros produtos, como o sal de cozinha e a água sanitária, têm sido recomendados contra o Aedes egypti. Mas há limitações: eles não podem ser aplicados em plantas, por exemplo. A borra é um resíduo produzido diariamente na maioria das residências. Ela pode ser jogada sobre o solo dos jardins e hortas, na terra dos vasos ou dentro das bromélias. Não se deve diluí-la em água antes de aplicar.
          A larva se intoxica ao ingerir extratos de borra do café. A quantidade de borra a ser utilizada depende da quantidade de água acumulada. Se o local contém o equivalente a meio copo de água de chuva ou de rega, por exemplo, duas colheres de sopa de borra bastam. A mesma quantidade de borra nova deve ser colocada a cada sete dias.



Fonte:
 
 

E você, o que está fazendo para acabar com a propagação destas doenças?











  

















 

 
 


 












 
 

 











32 comentários:

Matheus Macedo disse...

Vigiando tudo ao redor da casa e da vizinhança, a mudança começa primeiro em nós mesmos!

Matheus Macedo, 1001 CN

I. E. Eliana Duarte da Silva Breijão

pedro ferrari disse...

A unica coisa que eu fasso e esta sempre olhando para ver se minhas plantas estao com areia nos pratinhos sempre olho a caixa de agua para ver se ela esta bem tampada tou aquela olhada em tudo para ver se nao tem nada que possa acumula agua para se torna um foco

Pedro Ferrari Friche
CN 1001

Unknown disse...

Em casa e na vizinhança quando tenho tempo, tiro a água acumulada de todos os recipientes que podem ser focos do mosquito, por exemplo: área em vasos de plantas,sempre olhar pra ver se a caixa d'água esta fechada, deixar as garrafas mantidas para baixo e etc...

Afonso Zanirate Gonçalves
CN 1001

Anônimo disse...

Na minha casa tentamos não deixar água parada, nem vasilhas em locais descobertos, também não jogamos lixos em áreas onde sabemos que poderá chover ou serenar e acumular água.Já tive dengue e sei como é ruim essa doença.

Ana Rosa P Carvalho
1001 CN

Anônimo disse...

Oque faço para ajudar é ficar de olho nos vasos de planta e tentando não deixar água parada pra ajudar no combate do mosquito,também oriento os vizinhos,amigos e familiares.
Ana Caroline Souza
CN 1001

Unknown disse...

Bom eu ajudo sempre olhando no meu quintal,vendo se tem algum recipiente que possa ser um bom ambiente para o mosquito se reproduzir.

Jane Cristina
1001CN

Unknown disse...

Acabando com os focos na vizinhança e principalmente na minha própria casa


Paulo Sérgio Júnior
CN 1001

Unknown disse...

Quando tenho um tempo livre,sempre dou uma olhada na vizinhança,procuro sempre não deixar água parada aqui em casa.Pois para diminuir o Zika,temos que primeiramente começar agindo!
Nathaly de S. Manara
1001 CN

Anônimo disse...

Olhando o quintal, vendo se tem água parada, ajudando a vizinhança, alertando.
Sarah da S. Portugal
1001 CN

Unknown disse...

Primeiro começo olhando na minha casa pois se queremos que os vizinhos cumpram com a parte deles temos que fazer a nossa
Sthefany Roberta 1001 CN

Unknown disse...

Procuro estar sempre de olho em locais que tem possibilidade de virarem focos, como garrafas pet,vasos de plantas, sempre lavo o recipiente de água do meu animal de estimação com água e sabão, e observo se a vizinhança está fazendo sua parte também.
Hevelyn Ferreira CN1001

Anônimo disse...

Gislaine Queiroz

Procuro sempre verificar se não tem nenhum recipiente que possa acumular água,jogado na minha casa ou na casa de um vizinho, também procuro sempre encher meus vazinhos de plantas com areia para que eles não acumulem água.

TODOS NÓS DEVEMOS FICAR ATENTOS E FAZER A NOSSA PARTE!!!

Gislaine da S.Queiroz
CN 1001

Anônimo disse...

Eu procuro ajudar do meu jeito,isso inclui olhar vasos de plantas,piscinas,e sempre conversar com minha mãe e familiares para que eles possam me ensinar um pouco mais.
Kathelen Martins
CN 1001

Anônimo disse...

Como tenho alguns vasos de plantas em casa fico sempre de olho e sempre em alerta para não deixar água parada nos vasos,e quando vejo água parada nos vasos eu entorno.
Mirlayne Lima
CN 1001

Anônimo disse...

Fico de olho no meu quintal.

Izadora (1001 CN)

Anônimo disse...

Não deixo água parada.
Karina 1001CN

Anônimo disse...

Tiro dez minutos do meu tempo para verificar se há foco de mosquito.

Ana Luísa Candida 1001CN

Anônimo disse...

Verifico se a caixa d'água está fechada corretamente, e smp q tenho tempo troco a água do meu cachorro.

Kaliane 1001CN

Unknown disse...

Simplesmente não deixando água parada em lugar nenhum,já que em qualquer lugar onde possa se acumular o mínimo de água possível o mosquito pode está, não só isso o cuidado com o seu vizinho também é fundamental,até porque o mosquito não ataca somente na casa em que ele está mais sim a todos independente onde esteja.

Ana Carolina- 2001CN

Unknown disse...

Todas as vezes q eu posso eu dou uma olhada na minha casa para ver sé tem alguma coisa q acumula agua e sempre q tem eu tiro..

Anônimo disse...

Não deixo água parada no meu quintal, sempre verfico se a caixa d'agua está tampada direitinho e sempre que posso dou uma ajeitada no quintal,olho no vaso das plantas para ver se tem alguma água acumulada .

"Não podemos deixar o mosquito se reproduzir".

Ianca Alves 1001 CN

Anônimo disse...

Procuro manter garrafas,latas, vasilhas, copos em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo.
Sempre mantendo a lata de lixo bem fechada;

Iara Alves- 2001CN

Anônimo disse...

Não deixo água parada , limpar o quintal , não deixar os vazos com água , não deixar a tampa da caixa destanpada
Ana Luiza Moraes 1001 CN

Unknown disse...

Eu sempre que lembro dou uma olhada no meu bairro para ver se não há foco de dengue.
Hedú Zambotti Carvalho
1001CN

Anônimo disse...

Limpo sempre o quintal,não deixo água parada nos vasos ,olho sempre a caixa d'agua,mantenho o banheiro muito limpo.

Thaís Paraíba Abrantes
1001CN

Anônimo disse...

Não deixo água parada, deixo sempre a caixa d'água fechada, e sempre verifico se na minha casa há algum foco de dengue .

Maria Eduarda Pimentel
100CN

Nadia Rosa 1001 CN disse...

Nao dx agua parada, nao dx tampinhas e copo descartavel no chao, e tampando a caixa d' agua!

Anônimo disse...

Não deixo água parada se acumular, viro as garrafas de boca pra baixo, limpo a calha, e boto areia nos vasos de plantas.
MATHEUS MORAES JAVARINE ARAÚJO
1001 CN

Julia Bertholino CN1001 disse...

Removo folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas; Mantendo tampados os barris d'água; Levo semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água; Coloco os lixos em sacos plásticos e mantenho a lixeira bem fechada. Não jogo o lixo em terrenos baldios;

Brenda Souza disse...

Eu viro as garrafas de boca pra baixo,não deixo água parada no meu quintal sempre do uma olhada na minha casa pra ver se ta tudo certo, e como eu estou grávida uso repelente e eu tenho que tomar o máximo cuidado, pra não ter mosquito da dengue na minha casa e sempre converso com os meu vizinhos pra ficar de olho aberto.

Brenda Nascimento de Sousa
CN1001

Lara Barroso disse...

Sempre quando posso verifico se as plantas que estão com o pratinho em baixo estão com água parada, pois é o lugar onde se encontra mais focos da dengue, mas não é só isso. Pneus, garrafas, caixa d'água aberta,lugares abandonados como terrenos onde pessoas jogam o lixo e que também ficam muitos focos. E para prevenir temos que vigiar isso tudo para que não fique com água parada,pois muitas pessoas estão se contagiando com essa doença o ZIKA então vamos ficar de olho.

Lara de Fátima Barroso
CN 1001

Ghabrielly disse...

Evitar deixar água parada,virar as garrafas de cabeça para baixo,tampar as tampas das caixas d'água e sempre limpar o quintal

Ghabrielly Nascimento CN 1001