segunda-feira, 11 de novembro de 2013

"Avaliação da Aprendizagem: processo de construção do saber".


          A avaliação é parte integrante do processo ensino/aprendizagem e ganhou na atualidade espaço muito amplo nos processos de ensino. Requer preparo técnico e grande capacidade de observação dos profissionais envolvidos.
          Segundo Perrenoud (1999), a avaliação da aprendizagem, no novo paradigma, é um processo mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionada à gestão da aprendizagem dos alunos.
          Na avaliação da aprendizagem, o professor não deve permitir que os resultados das provas periódicas, geralmente de caráter classificatório, sejam supervalorizados em detrimento de suas observações diárias, de caráter diagnóstico.
          O professor, que trabalha numa dinâmica interativa, tem noção, ao longo de todo o ano, da participação e produtividade de cada aluno. É preciso deixar claro que a prova é somente uma formalidade do sistema escolar. Como, em geral, a avaliação formal é datada e obrigatória, deve-se ter inúmeros cuidados em sua elaboração e aplicação.
          Leia mais em : http://www.ufvjm.edu.br/site/educacaoemquimica/files/2010/11/Avaliacao-Como-Processo-de-Construcao.pdf


Um comentário:

Joice Rezende disse...

A avaliação da aprendizagem é importante para priorizar formas de pensar, sentir e atuar do aluno, identificando quantas informações o aluno guardou em sua cabeça e perceber como o aluno está aproveitando tudo o que ele aprendeu durante as aulas. Com isso o ideal é que o professor coloque o aluno em contato direto com o conteúdo a ser ensinado, proporcionando a ele utilizar seus conhecimentos. É importante, também, avaliar os alunos propondo a eles uma situação – problema, no qual ele irá vivenciar o momento e buscar uma forma de resolver dentro dos limites de seus conhecimentos, conhecendo assim, seus alunos e evitando que venha ensinar o que eles já sabem ou até mesmo ensinar o que não são capazes de entender.