quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Seminário de Educação - 2013

          O Instituto de Educação Eliana Duarte da Silva Breijão está realizando o XI Seminário de Educação do Curso Normal e IX Seminário de Educação do Curso Formação Geral, com o tema "Educação para a diversidade: inclusão e direitos humanos em foco".
          Hoje, 13 de novembro -  tivemos uma brilhante Palestra com Professor Anízio Pirozzi,




apresentação de dança inclusiva com Professora Ana Luíza Cardoso e alunos do CN e FG e




 dramatização intitulada "Liberta-me" com alunos da turma 3001 CN https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=t3fKmUJ0WZI .


segunda-feira, 11 de novembro de 2013

"Avaliação da Aprendizagem: processo de construção do saber".


          A avaliação é parte integrante do processo ensino/aprendizagem e ganhou na atualidade espaço muito amplo nos processos de ensino. Requer preparo técnico e grande capacidade de observação dos profissionais envolvidos.
          Segundo Perrenoud (1999), a avaliação da aprendizagem, no novo paradigma, é um processo mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionada à gestão da aprendizagem dos alunos.
          Na avaliação da aprendizagem, o professor não deve permitir que os resultados das provas periódicas, geralmente de caráter classificatório, sejam supervalorizados em detrimento de suas observações diárias, de caráter diagnóstico.
          O professor, que trabalha numa dinâmica interativa, tem noção, ao longo de todo o ano, da participação e produtividade de cada aluno. É preciso deixar claro que a prova é somente uma formalidade do sistema escolar. Como, em geral, a avaliação formal é datada e obrigatória, deve-se ter inúmeros cuidados em sua elaboração e aplicação.
          Leia mais em : http://www.ufvjm.edu.br/site/educacaoemquimica/files/2010/11/Avaliacao-Como-Processo-de-Construcao.pdf


quarta-feira, 6 de novembro de 2013

FEIRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA 2013

          Parabéns aos alunos do Instituto de Educação Eliana Duarte da Silva Breijão pelo excelente trabalho apresentado hoje - 06 de novembro - na Feira de Ciências e Tecnologia 2013.   

         A presença da nossa Diretora Regional Luciana Coutinho Daniel Vicente e sua equipe, foi um grande incentivo à dedicação dos nossos alunos!    


















terça-feira, 5 de novembro de 2013

Educação à Distância

       Educação a distância é uma modalidade de educação mediada por tecnologias em que alunos e professores estão separados espacial e/ou temporalmente, ou seja, não estão fisicamente presentes em um ambiente presencial de ensino-aprendizagem.

              Tecnologias

Na educação a distância, professores e alunos estão conectados, interligados, por tecnologias chamadas telemáticas, como a internet e em especial as hipermídias, mas também podem ser utilizados outros recursos de comunicação, tais como carta, rádio, televisão, vídeo, CD-ROM, telefone, fax, celular, iPod, notebook etc.

Mídias e Tecnologias em EaD


Educação à Distância: elitização ou alternativa de democratizar o ensino?

 
       Você que já estudou e discutiu sobre o assunto Educação à Distância,  registre a sua conclusão: Educação à Distância: elitização ou alternativa de democratizar o ensino?